24 de outubro de 2022
Ter um diferencial competitivo é um dos principais desafios para o varejo. É a partir dele que as bandeiras conseguem se destacar da concorrência, deixar os clientes felizes e, claro, aumentar as vendas e a fidelização do consumidor. Mas não é só isso. Hoje, o consumidor tem acesso aos múltiplos canais de informação e se tornou mais exigente. A troca de experiências nas redes sociais e as avaliações de produtos em várias plataformas dão a ele mais critérios sobre o que vai comprar. Mas como identificar um diferencial? De acordo com o INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo), a satisfação dos consumidores passa por quatro categorias: preço, produto, atendimento e loja (física e online ). Para chegar a essa conclusão, o indicador possui uma base de, aproximadamente, um milhão de comentários analisados. São mais de 50 mil depoimentos classificados e examinados por mês. Vamos entender um pouco mais o que cada categoria significa. Quando falamos de “preço”, não significa, apenas, se o valor de um produto é caro ou barato. Ela engloba qualquer menção às questões financeiras, como: promoções, ofertas, meios de pagamento e outras subcategorias. Em “produto” estão agrupados os comentários que tratam da qualidade, da variedade, das diferentes seções de uma loja, entre outras questões relacionadas. Na categoria “atendimento” estão as opiniões dos clientes sobre o serviço oferecido pelo estabelecimento, desde a eficiência para solucionar um problema com a compra, a rapidez e a agilidade das respostas, atenção, cordialidade e, até, o bom humor dos atendentes. Por último, “loja” é o pilar composto por todas as menções sobre as estruturas dos estabelecimentos físicos e online. Organização, iluminação e limpeza dos espaços presenciais dividem os comentários com, por exemplo, a facilidade de navegação, a busca e os filtros de pesquisa das lojas nos ambientes digitais. As iniciativas das empresas precisam ser contínuas para serem vistas como um diferencial real. Afinal, se uma bandeira não é capaz de manter as vantagens ao longo do tempo, os clientes entendem que aquela ação é passageira e não se tornarão compradores recorrentes. Tenha em mente a realidade do seu segmento Na hora de buscar um diferencial competitivo é necessário entender o contexto da sua bandeira. Conhecer as fortalezas e as fraquezas da concorrência permite estabelecer critérios claros dos pontos que devem ser aproveitados para se tornarem verdadeiros diferenciais. Um caso ajuda a ilustrar a importância do monitoramento. Um supermercadista viu diversas reclamações de clientes porque as suas lojas não aceitavam os cartões de crédito Visa, Master e de outras marcas como forma de pagamento, apenas, o cartão da própria empresa. Nos textos, os consumidores relataram que, depois de encher os seus carrinhos de compras, só sabiam, na hora de pagar, que era necessário ter o cartão específico da empresa. A situação de constrangimento foi de tal forma intensa que as várias reclamações afastaram possíveis clientes e resultaram em uma mudança rápida de estratégia do varejista, que decidiu aceitar todos os cartões. Outro exemplo está no setor de vestuário. Ninguém discorda de que a qualidade do atendimento é essencial, mas, nesta categoria, são várias as possibilidades a serem trabalhadas. É possível identificar que, além de um atendimento cordial, a clientela valoriza as lojas que possuem funcionários capazes de ajudar a criar o seu estilo de acordo com as suas preferências, que vão desde as tendências do mercado até o conforto das peças. Além do preço e da qualidade dos produtos, os consumidores valorizam o vendedor que conhece do assunto e oferece uma espécie de consultoria de moda na hora da compra. Quando falamos de produto, as prioridades também variam pelo segmento. No caso das farmácias, mesmo quando o consumidor reconhece que um estabelecimento possui as melhores ofertas, ele deixa de comprar porque não encontrou determinada marca de um remédio específico. E o consumidor não poupa as queixas quando não encontra os produtos procurados. O diferencial competitivo que valoriza a experiência Conhecer a opinião do consumidor é um passo decisivo para definir um diferencial competitivo. Se, atualmente, é possível ter acesso às milhares de opiniões espontâneas dos compradores, por que não levar em consideração as suas experiências em relação aos produtos e serviços, que adquire e consome no varejo? Ao entender o que é relevante para um público, fica mais fácil investir em diferenciais que impactem o processo de compra, além de possibilitar uma comunicação mais assertiva para convencer o comprador de que ele vai sair feliz de uma loja física ou online. Investir na satisfação é a melhor estratégia para aumentar as vendas. Quem é a Inroots? A Inroots é uma empresa de estratégia, tecnologia e marketing para as empresas do varejo, com mais de 20 anos de experiência e inúmeros casos de sucesso. Nossos pilares de atuação incluem: análise da satisfação dos consumidores, estratégia de comunicação, digital e CRM. Como analisamos os dados de comportamento de compra dos clientes? Com a combinação de dados da pesquisa tradicional e as informações espontâneas geradas pelo consumidor na internet, a Inroots monitora, captura e analisa mais de 50 mil comentários sobre as experiências de compra em vários segmentos do varejo, como: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência, Eletromóveis, Drogaria e Perfumaria, Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral, Moda, Calçados e Artigos Esportivos, Material de Construção, Food Service, Livrarias e Papelarias, Óticas, Joias, Bijoux , Bolsas e Acessórios, e outros segmentos. 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