Em meio a um forte processo de transformação digital, uma das conclusões do relatório anual “300 maiores empresas do varejo brasileiro” é a de que a competição aumentou no setor.
Alcançar mais rentabilidade é fundamental para superar uma concorrência tão forte e, por disso, conquistar novos clientes é a missão de todo varejista. As marcas que olharem com atenção para os consumidores nos mais diversos ambientes digitais terão um Big Data capaz de servir como base para diferentes ações de atração de novos consumidores.
A seguir, confira cinco formas de atrair mais clientes por meio da inteligência de análise de dados:
A satisfação é o pilar principal para ser competitivo
Um cliente satisfeito não só tem mais propensão de voltar a comprar em uma loja como, também, pode se tornar um propagador que atrai novos consumidores. Quanto maior for a satisfação, mais compras ele vai fazer e mais pessoas serão impactadas por sua experiência positiva.
Mesmo em um cenário de grande competição, um cliente satisfeito, dificilmente, vai trocar o certo pelo duvidoso. Por isso, manter alto nível de satisfação é a forma mais efetiva para ser um competidor em vantagem.
Ouvir o que os clientes da concorrência mais reclamam
Os ambientes digitais são uma fonte inesgotável de experiências narradas por consumidores, que avaliam, elogiam, reclamam e desabafam sobre as suas compras.
Ao monitorar os processos de compra, é possível identificar e se antecipar às necessidades do consumidor para criar diferenciais de sua marca em relação à concorrência.
Um bom exemplo é o de um varejista que monitorou as principais críticas de uma loja concorrente. Com os dados em mãos, percebeu que os clientes reclamavam da qualidade do atendimento. Eles usavam expressões, como: “mal-educado”, “sem educação” e “o gerente não faz nada”.
Com essas informações, o varejista focou em um atendimento mais humanizado e atencioso e, por meio de mensagens, mostrou esse diferencial, convidando os consumidores do concorrente para conhecerem a sua loja. Em dois meses de ação, os resultados já eram visíveis, com um aumento de 16,4% no fluxo de visitantes na loja e um crescimento de receita de 8,3%.
Entender a concorrência ajuda a saber em quais processos investir e quais pontos de contato da empresa precisam ser aprimorados para encantar novos compradores.
Criar um mapa SWOT da empresa
Por falar em concorrência, o monitoramento dos canais digitais permite montar uma análise com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua marca frente à concorrência.
Com os dados das experiências de compra e um mapa SWOT é possível desenvolver ações para melhorar a infraestrutura de uma loja, o atendimento, a comunicação e, até mesmo, as promoções que influenciam a percepção de preço dos consumidores.
Mais do que entender o perfil demográfico do seu consumidor, como a idade e o gênero, conhecer os seus interesses, hábitos e gostos pessoais ajuda a definir, por exemplo, como é possível construir uma comunicação assertiva para atrair um novo comprador.
Impactar os consumidores da concorrência e a mídia de geolocalização
O marketing cada vez mais se baseia no relacionamento para criar uma base fiel de clientes. Mas o comportamento de compra varia pela localização dos consumidores.
Uma análise focada em diferentes regiões permite que o varejista impacte os consumidores da concorrência com uma comunicação sob medida para o público de uma cidade ou região específica. O retorno tende a ser muito mais rápido do que um plano de mídia genérico para os públicos diferentes.
Medir os clientes que foram à sua loja e voltaram a comprar
Por que o cliente comprou novamente com você? Os motivos podem ser vários e são dados valiosos para se diferenciar da concorrência.
Com a integração de diferentes canais, externos e internos da empresa, é possível entender aquilo que mais encanta o consumidor, potencializar essa mensagem para novos públicos e, dessa forma, conquistar novos consumidores.
Uma experiência de compra, muitas vezes, é mais do que atender a uma simples necessidade. As pessoas trazem histórias pessoais e, não raro, estão emocionalmente envolvidas com os produtos. Quando olhamos de perto para a satisfação do consumidor, é possível encontrar informações que, muitas vezes, não estão na superfície e, assim, criar estratégias que surpreendam e criam uma conexão emocional.
Quem é a Inroots?
Nós somos especialistas em comportamento do consumidor e usamos a tecnologia para coletar, agregar e analisar os grandes volumes de dados sobre as experiências de compra em vários sistemas de origem: PDV, comércio eletrônico, redes sociais, mídia e programas de CRM. Com o Big Data disponível, aplicamos a estratégia de negócios e marketing para ativar os consumidores com um conjunto completo de conteúdo em seus mais diferentes pontos de contato com a marca.
Como analisamos os dados de comportamento de compra dos clientes?
Com a combinação de dados da pesquisa tradicional e as informações espontâneas geradas pelo consumidor na internet, a Inroots monitora, captura e analisa mais de 50 mil comentários sobre as experiências de compra em vários segmentos do varejo, como: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência, Eletromóveis, Drogaria e Perfumaria, Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral, Moda, Calçados e Artigos Esportivos, Material de Construção, Food Service, Livrarias e Papelarias, Óticas, Joias, Bijoux, Bolsas e Acessórios, e outros segmentos. Para mais informações, consulte o nosso site.