Quem nunca entrou em um pequeno estabelecimento comercial e viu a mensagem pendurada na parede: “Volte sempre!”? Não é de hoje que o varejo sabe da importância em fidelizar o consumidor.
Embora quase todo mundo conheça a máxima de que fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes, nem sempre as empresas aproveitam todo o potencial que têm para criar um relacionamento forte e duradouro. E se há um momento crucial para a fidelização, ele atende pelo nome de pós-venda.
O que é pós-venda?
Depois da venda de um produto, as ações que visam a fidelização do cliente e que contemplam as pesquisas de satisfação, atendimento e suporte, e promoções especiais são chamadas de pós-venda. Como se pode ver, pós-venda vai além da resolução de problemas. É, também, um momento de identificar as oportunidades.
Além de oferecer o atendimento ao consumidor e suporte adequado, o pós-venda também é a hora de conseguir mais informações para conhecer melhor o cliente e, a partir disso, fortalecer o relacionamento de forma que um consumidor se torne um propagador positivo da sua marca.
O pós-venda e o comportamento de compra
Quando se fala em satisfação do consumidor, o pós-venda é decisivo para definir quem será um promotor ou um detrator de uma marca, e, quando se trata de um ambiente digital, tanto um quanto o outro veem seu poder multiplicado.
A maioria das empresas conta com inúmeros canais para receber as impressões de seus clientes, como o tradicional SAC, WhatsApp, telefone ou as próprias lojas. Esperar que o consumidor traga a opinião sobre sua experiência é o que se chama de pós-venda passivo.
No entanto, em um mundo que preza pela agilidade e pela conveniência, cada vez mais as empresas que se diferenciam da concorrência investem em um pós-venda ativo, em que ela antecipa as necessidades do consumidor e as oportunidades de gerar novos negócios. Em uma corrida apertada pelo cliente, cada passo à frente é uma vantagem considerável.
Muitas organizações perceberam que mais do que um custo, compreender os pontos positivos e negativos do pós-venda é um investimento com retorno garantido.
A transformação digital como aliada do pós-venda
A melhor forma para aumentar a base de dados, saber mais sobre o comportamento do consumidor, identificar as tendências de compra e conhecer os pontos fracos da concorrência é analisar o que o consumidor fala nos mais diferentes canais digitais.
Da mesma maneira que se utiliza a informação para o desenvolvimento de novos produtos, é possível criar uma visão integrada do pós-venda dos clientes e pensar nas estratégias para aproveitar as oportunidades.
Imagine a possibilidade de encontrar, no mesmo lugar, as principais reclamações, as opiniões sobre o atendimento de uma loja específica ou, até mesmo, os elogios mais sinceros dos clientes? É isso que ocorre no mundo virtual. Uma quantidade gigantesca de pessoas está, a todo momento, conectada e fala espontaneamente sobre os produtos que compram e sobre as suas experiências.
Com as tecnologias de Inteligência Artificial, é possível, não apenas, coletar os depoimentos desses canais digitais como também analisar e segmentar os assuntos de maior relevância, como: preço, atendimento, produto, estrutura e marca. Atualmente, o INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo) monitora, periodicamente, as 300 maiores empresas do varejo nacional, com mais de 50 mil comentários mensais. Sempre com opiniões espontâneas, que garantem credibilidade às análises.
Diferentes maneiras de aprimorar o pós-venda
Uma marca deve atuar a partir do momento em que a experiência do cliente descola de sua expectativa e se transforma em um ponto negativo para a marca, com grandes chances de se multiplicar na rede e dificultar a fidelização ou, mesmo, a captação de novos clientes. Se conseguir fazer isso antes, certamente terá uma enorme vantagem competitiva.
Há casos que ilustram bem o que faz um cliente voltar. Em determinadas lojas, é possível notar os clientes que elogiam o atendimento da padaria do supermercado ou criticam a falta de orientação na busca de um produto. Há casos em que o autoatendimento é um diferencial importante. Em outros, um atendimento humanizado e mais próximo é o que os consumidores gostariam de ter.
Com uma estrutura de monitoramento, análise e classificação de dados, é possível detectar, com mais rapidez, os problemas pontuais, como esses em um supermercado, ou fazer análises comparativas para entender os pontos fracos da concorrência que podem se tornar diferenciais na experiência de compra do cliente.
A quantidade de dados que os ambientes digitais oferecem, torna as decisões mais assertivas. Se você entende a experiência do cliente no pós-venda, fica mais fácil não só estabelecer ações para os casos específicos como também desenvolver as estratégias de médio e longo prazo, que destaquem um diferencial frente à concorrência ou que corrijam as falhas, depois que o cliente adquiriu um produto ou serviço.
Para mais informações sobre como trabalhar o pós-venda no seu negócio, entre em contato conosco.
Quem é a Inroots?
Nós somos especialistas em comportamento do consumidor e usamos a tecnologia para coletar, agregar e analisar grandes volumes de dados sobre as experiências de compra em vários sistemas de origem: PDV, comércio eletrônico, redes sociais, mídia e programas de CRM. Com o Big Data disponível, aplicamos a estratégia de negócios e marketing para ativar os consumidores com um conjunto completo de conteúdo em seus mais diferentes pontos de contato com a marca.
Como analisamos os dados de comportamento de compra dos clientes?
Com a combinação de dados da pesquisa tradicional e as informações espontâneas geradas pelo consumidor na internet, a Inroots monitora, captura e analisa mais de 50 mil comentários sobre as experiências de compra em vários segmentos do varejo, como: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência, Eletromóveis, Drogaria e Perfumaria, Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral, Moda, Calçados e Artigos Esportivos, Material de Construção, Food Service, Livrarias e Papelarias, Óticas, Joias, Bijoux, Bolsas e Acessórios, e outros segmentos. Para mais informações, consulte o nosso site.